Uma das três equipes principais do projeto é formada por pesquisadores sediados em Brasília e está sob a coordenação do professor Alcides Costa Vaz, da Universidade de Brasília (UnB). Conheça um pouco mais sobre seus componentes:

 

 

 

Alcides Costa VazCoordenador Principal

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1987) e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2001). Ex- Diretor e ex-Vice Diretor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Coordenador de Programa de Doutoramento Interinstitucional em Relações Internacionais e Tutor do Programa de Educação Tutorial na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB e Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). É também pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro (CEEEX).

Saiba mais

 

 

 

Juliano Silva Cortinhas 

Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - IREL/UnB. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2012). É coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Segurança Internacional (GEPSI/UnB). Foi Chefe de Gabinete do Instituto Pandiá Calógeras, no Ministério da Defesa, entre 2013 e 2016. Atuou como assessor da Assessoria de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República entre 2012 e 2013. Foi professor visitante no departamento de Political Science and International Relations da University of Delaware (EUA).

Saiba mais

Peterson Ferreira da Silva

Professor da Carreira do Magistério Superior Federal do campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG). Doutor pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP). Especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-São Paulo). Membro-convidado do Departamento da Indústria de Defesa (COMDEFESA/FIESP, entre 2005 e 2018. Pesquisador (voluntário) do Instituto Pandiá Calógeras (IPC - Ministério da Defesa, entre 2015 e 2016). Pesquisador associado do projeto de implantação do Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (UNICAMP, desde 2015) e do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx/EME, entre 2016 e 2018).

Saiba mais

 

Oscar Medeiros Filho

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui mestrado em Geografia (Geografia Humana - 2004); doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2010); e pós-doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (2018). Lecionou Geografia, Antropologia, Sociologia e Política na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (1996-2010). Foi professor das Cadeiras de Relações Internacionais e Geografia da Academia Militar das Agulhas Negras (2011-2012). Foi professor e pesquisador nos programas de pesquisa e pós-graduação do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando Estado-Maior do Exército (2013-2015). Atualmente exerce a função coordenador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) e é professor de Relações Internacionais do Uniceub.

Saiba mais

 

 

Raphael Camargo Lima

Doutorando em Estudos de Guerra pelo King's College London. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP) e graduado em Relações Internacionais pela Unesp. Tem experiência na área governamental nos campos de pesquisa aplicada, segurança e defesa, e cenários prospectivos. Trabalhou como Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Coordenador de Pesquisa no Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), Assessor Técnico na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE/PR) e Pesquisador Voluntário no Instituto Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa. Atua principalmente nos temas de Segurança Regional na América Latina, Inovação e Mudança Militar, Relações Civis-Militares e Prospectiva.

Saiba mais

 

 

Giovanni Roriz Lyra Hillebrand

Doutorando e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Pesquisador do Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Coordenador de Apoio à Pesquisa no Grupo de Estudos e de Pesquisa em Segurança Internacional da Universidade de Brasília (GEPSI-UnB). Premiado, em âmbito nacional, no II Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa. Possui capítulos de livros e artigos científicos publicados sobre indústria de defesa, atuação das Forças Armadas, entorno estratégico brasileiro, políticas públicas de defesa, inovação tecnológica e terrorismo internacional.

Saiba mais

 

Sérgio Martins Rocha

Possui Mestrado em Matemática Aplicada à Pesquisa Operacional Militar com ênfase em Simulação para Defesa, pela Universidade de Cranfield, no Reino Unido, Curso de Treinamento no Emprego da Simulação, pela Academia de Defesa do Reino Unido, bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1993), mestrado em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2001) e mestrado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (2011). Especialização em Altos Estudos em Defesa, pela Escola Superior de Guerra (2019). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Modelagem & Simulação de Combate.

Saiba mais