por Maurício Fruet Neto

 

A Guerra Comercial entre os Estados Unidos e China ganhou novos caminhos após o banimento da companhia Huawei, líder no desenvolvimento de tecnologias 5G, do solo americano por supostas ligações com o departamento de segurança chinês. Isso levanta questões a respeito da importância que tais tecnologias teriam no âmbito da segurança internacional e o que levou Trump a adotar tal medida.

O 5G pode ser definido como a nova geração de conexão móvel sem fio, sendo responsável por pavimentar o caminho em direção a uma quarta revolução industrial. Carros autônomos, respostas em tempo real, robôs mais eficientes dentre outras inovações serão pontos de maior investimento com a fixação de tal tecnologia, isso pois a mesma é mais veloz e eficiente, sendo capaz de transmitir mais dados com maior velocidade. Isso nos leva ao ponto essencial da questão, o 5G proporcionará a Internet das coisas, ou seja, a extensão da comunicação entre aparelhos para os diversos aspectos da vida.

Não é pertinente para Trump permitir que uma companhia chinesa seja líder de pesquisa em um tipo de tecnologia que vá revolucionar o mundo de forma tão profunda como o 5G. Com seus adventos, a capacidade de armazenamento e compartilhamento de informações será muito superior, como consequência o uso da espionagem será ainda mais útil e almejada por Estados. O que seria da segurança nacional estadunidense dependendo de uma tecnologia controlada por chineses? Resultaria definitivamente em uma modificação da balança de poder. Nunca antes como agora o domínio, não necessariamente físico, mas também intelectual de tais tecnologias podem afetar tão profundamente um país e seus cidadãos.

 

Quanto mais aspectos da vida humana forem englobados pela Internet das coisas, mais pontos dela podem ser explorados por indivíduos de má índole. Tarefas antes complicadas se tornarão simples, porém as mesmas poderão ser possíveis alvos de ataques cibernéticos: “O mundo está entrando em uma fase de luta interminável contra ameaças cibernéticas que são constantemente atualizadas” (TSAKANYAN,2017, Pg.341). A quantidade de novas opções para ataques de um Hacker serão multiplicadas após o 5G, dispondo de um computador e de sabedoria, o mesmo será capaz de hackear, por exemplo, um carro autônomo e causar um acidente, poderá também invadir o sistema de produção de uma indústria automatizada, causando milhões em prejuízos financeiros, as alternativas são inúmeras. A potencialidade e o alcance de um ataque cibernético aumentam enormemente com a tecnologia 5G. Uma comparação nesse caso é extremamente pertinente: quanto mais se aprende a respeito do processo de enriquecer urânio maior a capacidade se tem de produzir energia, como também a de desenvolver armas nucleares, é uma faca de dois gumes. Isso se estende para o 5G, quanto mais rápido é o processamento, maior é a capacidade de hackear.

 

 A velha visão realista que desconsidera agentes regionais e locais e que analisa conflitos centrando a análise nos Estados é questionada na medida em que um hacker ou grupo de hackers podem causar uma crise mundial acessando algo de importância para um ou mais Estados. Vale-se lembrar a movimentação gerada após publicações no site Wikileaks a respeito de dados sensíveis sobre operações e documentos oficiais de alguns Estados, culminando na prisão de seu fundador, por ameaçar a segurança nacional desses países. O simples compartilhamento de informações é capaz de ameaçar chefes de estado, estas que podem ser resultadas de um roubo de dados. É importante que essa imagem realista de segurança seja repensada e substituída, um indivíduo bem preparado e equipado pode afetar significativamente um Estado. Se o assunto é segurança, retirar da equação a influência e magnitude de ataques cibernéticos não é oportuno, uma sociedade pode ser extremamente prejudicada por eles, seu sistema corrompido e suas vidas colocadas em risco.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CAPUTO, Victor. O que é o 5G e como ele vai mudar a sua vida. Disponivel em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/o-que-e-o-5g-e-como-ele-vai-mudar-a-sua-vida/>. Acesso em 28 de maio de 2019.

 

KENNEDY, Rachael. WikiLeaks co-founder Julian Assange arrested and dragged out of embassy after US extradition request. Disponivel em: <https://www.euronews.com/2019/04/11/wikileaks-founder-julian-assange-has-been-arrested-met-police>. Acesso em 28 de maio de 2019.

 

MUÑOZ , Ramon. O Problema não é seu celular Hauwei, o problema se chama 5G. Disponível em <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/25/economia/1558795538_036562.html>. Acesso em: 28 de maio 2019.

 

TSAKANYAN, V. T. The Role of Cybersecurity in World Politics. Vestnik RUDN, v. 17, n.2, 2017